Idosa vence o câncer e conquista 2º lugar no vestibular
Aos 73 anos, idosa supera doença e é aprovada em vestibular de faculdade federal. A neta @alicesiqeira compartilhou em seu twitter a aprovação da avó. Dona Edicleia de Arruda Zanini conquistou o segundo lugar para o curso de letras da Universidade Federal de Santa Maria. “Nunca é tarde para realizar um sonho da vida da gente. Sempre é tempo”, afirmou a nova aluna em entrevista ao G1. O ensino médio foi concluído na EJA em 2013. Mas um câncer em 2018 adiou o sonho do curso superior. Contudo, a força de vontade foi maior. A idosa prestou o vestibular algumas vezes, e hoje comemora com a família.
Notícias boas demais para não serem compartilhadas: minha avó com 73 anos que fez apenas o ensino fundamental quando criança pra conseguir trabalhar e ajudar a família, terminou os estudos através do EJA em 2013 e hoje é bixo da federal em 2º lugar 🥳 💓 💞💖😍 pic.twitter.com/30iZdOXHau
— lice in wonderland (@alicesiqeira) November 27, 2020
EJA no Brasil
Dados do IBGE em 2019 apontam que mais da metade do povo brasileiro acima de 25 anos ainda não conclui o ensino médio. Ainda mais preocupante, é que mais de 35% dos jovens acima de 14 anos sequer concluíram o ensino fundamental. Por isso é necessário fomentar as diversas formas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sobretudo em um ano de alta evasão escolar. Isto é, a pandemia agravou a queda nas matrículas. Dados de 2020 dão conta de que a EJA teve 234 mil matrículas a menos neste ano.
Alice conta que a avó “se arrepende de ter casado nova, de não ter completado os estudos. Se pudesse voltar no tempo, ela teria estudado”. Que muitas “Edicleias” espalhadas pelo Brasil encontrem o apoio familiar e governamental para realizar os seus sonhos!
Gostou da notícia? Então siga nossos perfis no Facebook, Twitter ou Instagram para acompanhar as atualizações!